quarta-feira, 3 de abril de 2013

Provitchas, curve e TA's


Aaaaaaaacaabouuuu mais um midterm! Ueba!

Fiz agora à tarde, era da disciplina de Epi. Tem um amigo meu que faz comigo e hoje ele me disse que pegou porque sabia que seria ridiculamente fácil. Fato, pra lá de fácil. Mas nem por isso é bom fazê-la. Acaba que eu acho tão fácil que fica chata, aí não presto atenção, não tenho tanta paciência de estudar e tal. MAS quem tem força só vai (eu ia fazer um trocadilho com Roma, mas não sou boa disso não, desisti). Estudei um tanto, até porque não fui bem no primeiro midterm :/
Nessa disciplina a professorinha (que é uma fofa e toda-toda querendo ajudar) deixa a gente levar uma colinha oficial, um index card de 3X5 inch. Olha aí o meu, frente e versus :p


 

É, parece uma confusão danada, coisa virada de ponta cabeça e tal. E é mesmo, meu index card é uma amostra de como a minha cabeiça é =)
Mas aí também dá pra vocês verem como a matéria é deboinha... Eu nem usei direito o cartão, foi mais pra lembrar as coisas de NNT (Number Needed to Treat) e NNH (Number Needed to Harm), que eu não lembrava nunca da formuleta.
Mas enfim, medo dessa nota aí, era muitcha coisa e as minhas de assinalar deu quase tudo C, não vejo isso como um bom sinal.

Isso é um detalhe interessante da vida acadêmica aqui. Pelo menos na minha pequena amostra (a generalização para a população de interesse é estatisticamente inviável, vejam bem), as provas das disciplinas de níveis baixos (100, 200 -são os "level" de dificuldade da disciplina, quanto maior, mais fodona; as que não exigem porra nenhhuma dos aluninhos são as de level 100 pra baixo e as de senior e de graduate student são 400 pra cima) são mais compridas, no sentido de quantidade de folhas mesmo, porque tem muitas questões (pra dar chance do cara errar algumas e mesmo assim não se ferrar). A maioria é de assinalar ou de preencher lacuna nessa minha disciplina ai, mas é porque tem tipo 150 alunos. A outra de sophomore que eu faço tem menos alunos -e portanto menos provas- aí a profa avacalha. Foi tenso. Tinha 60 minutinhos pra fazer a prova, 20 questões de assinalar, 8 short answer e 4 essays! Vê se pode uma coisa dessa. O primeiro midterm eu não tinha nem noção, me ferrei um pouco por causa disso, o segundo midterm já deu pra dar uma melhorada. As minhas outras duas disciplinas são de senior e graduate student (é, eu realmente não sei o que que eu tô fazendo lá, uma tem 20 grad em 25 alunos -ocenanografia física- e a outra é meio-a-meio -engenharia-). As provas são mais curtas, mas mais bem elaboradas. A de engenharia tinha umas 5 questões, todas de escrever e fazer conta. As questões eram ridiculamente bem-feitas, daquela que não dá pra enrolar, sabe? Mas não me admira muito, o cara é chair do departamento, ele é tipo o fodão em engenharia ambiental. A de oceano também era muito boa, mas eles (são dois professores) perderam uns pontinhos porque fizeram uma questão de puro cálculo sem fundamento teórico nenhum (tipo ok, eu sabia fazer e era só aplicar a fórmula, mas uma ameba fazia igual). As outras, em compensação, eram todas fundamentadinhas, com figuras pra gente interpretar e tal. Ainda bem, porque eu manjo da teoria, e não das contas, que na verdade não faço nem idéia, sou um vexame em cálculo.
Outra coisa bacaninha daqui é que a maioria das disciplinas faz curve! É muitomuitomuito bom. É tipo uma média pelas notas da sala. Eles dão a nota pra cada um de acordo com como que foi proporcionalmente em relação ao resto da turma e à curva de notas da sala. Se você não foi muito bem, mas tá acima da média da sala, taish tranquilo quirido =) Claro que os alunos JHUanos buscam sempre, para todo o sempre e avante o A+, mas isso não fa parte da minha realidade ok.
Além disso tudo, o sistema todo daqui é mais amigo. Além de termos aulas mais curtas, o que me impede de dormir nelas, os professores têm as Office Hours, que são horários fixos nos cronogramas semanais deles que eles ficam lá sentadinhos na sala deles pra te receber se você quiser tirar dúvidas ^^ Coisa linda, não?
Além das Office Hours dos professores, a maioria das disciplinas (principalmente as mais iniciais, e as que têm mais alunos) têm os TA's, que são os Teaching Assistants, alunos (de undergrad, grad, pós, etcetc) que também te atendem se você precisar. Alguns têm horários mais ou menos fixos no BLC ou em algum outro lugar ou você marca com eles onde for mais conveniente pros dois. Além dessas duas modalidades (que são tipo as "oficiais" das disciplinas), ainda tem o Learning Dean, os muitos centers (Writing Center, por exemplo). E deve ter mais coisa que eu ainda não descobri :p
E fora isso tudo, as estruturas do BLC e da MSE são muito boas, tem salinhas que a gente pode reservar só pra gente, tem mesa, cadeira boa, tv (pra gente acessar remotamente), parede pra escrever com aquelas canetas de quadro branco... Bem bacana! (esse post vai ter um encarte ilustrado!)

É isso, eu tou cansadinha, mentalmente e fisicamente, que além da prova hoje fui correr (uhul, nunca tinha corrido na minha vida, comecei hoje e amanhã estarei me arrastando pelo campus).

Postarei mais em breve ;)

see yall

Um comentário: