segunda-feira, 1 de abril de 2013

Comidinhas

A pedidos mil, vou escrever sobre as comiduxas americanas! ^^
Quero deixar claro, contudo, que a minha experiência em comilanças neste país na verdade são bem limitadas (por enquanto!), porque: eu tenho meal plan na universidade (me diz, pra quê raios vou querer gastar meu dinheirin se eu posso comer bem e de totalmente de grátis?) e porque me faltam oportunidades e tempo também.
Comida fora, assim restaurante  tal, fui em NY, em alguns restaurantes étnicos (comida turca aprovadíssima!!), e pizza. Só (sim! sou sem-gracinha). Comi cachorro-quente em Washington DC também, é bom, mas nem se compara com o cachorro-quente florianopolitano. O deles é um pãozinho miúdinho com uma salsicha daquelas fininhas e mostarda. só (e depois eu que sou a sem-graça). Tirando isso fui num restaurante zaponeis que tem aqui no campus, bem bonitinho e gostosin. Mas viu, as minhas experiências gastronômicas aqui que não sejam na universidade não valem, são comidas de outros lugares!

Vamos aos refeitórios então!

Pra começar, vou explicar o tal do Meal Plan que a gente tem aqui. A gente pegou o mais caro e mais vantajoso né, afinal que tá pagano não é nóis. O nosso Meal Plan nos dá direito a 4 ou 5 (não me lembro) refeições diárias (Meal Swipe), mais 100 Dinning Dollars. A Meal Swipe é bem como se fosse o passe do bandeijão, se paga, entra, e come. Os Dinning Dollars a gente tem na carteirinha da JHU e vai gastandinho com o tempo, dá pra passar nos cafés e tal (fica como se fosse um cartão de débito). Além disso a gente pode pôr "crédito" no J-card, aí fica como uma terceira categoria: o J-cash.

Aqui na JHU a gente não tem só um restaurante central, que nem na UFSC temos o RU. Aqui semo chyque bein. Tem vários: O FFC (Fresh Food Café), Levering Food Court, Nolan's, Einstein Bros Bagels, Pura Vida, o café do Brody, o café do Hut, e o CharMar.
O CharMar é, na verdade um minimercadinho, uma loja de conveniência. Tem várias coisas pra comprar, desde manteiga de minduim a desodorante (deu pra entender né). Nele tem um stand que chama "meal on the fly" e a gente pode catar 4 coisinhas dentro de uma certa variedade de opções (por exemplo, um sanduíche, um suco, cookie e um saquinho de batata frita) , e isso passa como um Meal Swipe. Parece não muito bom (e de fato não é), mas quando você acordou atrasado ou tá com preguiça é bem útil pra não ter que andar até o FFC). O Einstein Bros Bagels fica dentro do CharMar, num cantinho com umas mesinhas. O Einstein não tem só bagels (que por sinal não é gostoso não viu), tem café, chá, frappuccino (seilácomoseescreve), muffins, donuts, etcetc. Mas eu não vou muito lá não.
Os cafés são: Brody (fica no prédio anexo à biblioteca), Hut (tem um outro nome, mas eu não me lembro, sorry) e o Pura vida. O do Hut pra ser sincera eu nunca vou, ele fica no prédio que é do depto de línguas, não tenho aula lá nem nunca vou lá, então não me é conveniente. O do Brody, por outro lado, é SUPER conveniente: ele fica no BLC (por favor, quem tá perdidin e acabou de chegar, tem um post com "Glossário", dá uma olhadinha), aí quando o sono e/ou a fome apertam, é só subir e catar alguma coisa. Tem muffins, brownie,  essas coisas de café. Nele só passa J-cash, então eu fico pobre por causa dele. No Pura Vida, por outro lado, dá pra passar os Dinning Dollars. Tem cafés, muffins, cinnamon rolls, hamburguereszinhos, sucos, chás, iogurtes, parfaits, cupcakes e tal. A preço bem razoáveis, inclusive. Bem bom, faz parte do meu itinerário fixo de segundas, quartas e sextas (tenho aula num prédio perto dali). No mesmo prédio do Pura Vida, só que em outro andar, tem o Levering Food Court, que é uma praça de alimentação, tem várias coisas, hamburgueria, pizza, salada, sopa, sanduiche tipo Subway, etc. Ali tem que pagar com J-cash, mas também tem um standzinho de Meal on the Fly (que passa uma meal-swipe).
Agora os mais importantes! O Nolan's e o FFC!
O Nolan's é mais da vida noturna mesmo (até porque ele abre às 5 normalmente), e não é tão bom quanto o FFC. Mas é bem interessante: Tem várias "stations", com vários tipos diferentes de comida: Sopa&Salada, Pasta, Mexicana, Grill e Desserts. A gente passa um meal swipe e tem direito a uma comida de uma das estações e um copo pra aproveitar a fountain (que são aquelas máquinas de refri tipo do Burguer King, com alguns refris e sucos). Eu normalmente como comida mexicana, a quesadilla é daora, mas a Pasta é boa também, a gente cata os complementos e o cara faz o macarrão com molho e as coisas que a gente catou (tipo Spoleto).
O FFC é o amado. É o refeitório central, que fica bem dentro do campus mesmo, do lado dos prédios dos Freshman. Ele é razoavelmente grande, com muita opção de comida. E a melhor parte é que é estilo "coma até morrer. E aí coma mais um pouco." Tem muita salada, sempre várias opções de carne, tem uma station só de comida vegetariana, tem um canto que é de "comida internacional", normalmente tem coisa legal, tem uma stations de sorvete (sim! sorvete! com coberturas mil, tipo buffet), tem várias fountains, com refri, suco, suco natural espremido na hora, chá gelado com e sem açúcar, leites (com s porque tem leite com chocolate, o skim milk e o 2% de gordura) chocolate quente, chá, café, capuccino, e água (é bom né). Tem cereais mil também (desde granola até froot loops, passando por sucrilhos e nescau balls). Tem comidinha especial também, tem um canto lá no fundo que é de comida kosher (tem bastante judeu aqui), tem um pedaço que é só comida sem glúten, e uma geladeira só pra leite de soja e outras origens oO.
E hoje recebemos a notícia coisalinda de que vai ter stations toda terça e quinta com buffet de comida grega (não sei o que isso significa, a gente só conseguiu pensar em iogurte e azeite de oliva), comida japonesa (!!!!!!!!!!!!!!!!!) e mais outra que eu não lembro. Fora o sorvete ainda tem uma mesa inteira de doce (cookie, brownie, tortas, cheesecakes, etc).

 Vai dizer, se tem uma coisa que não sinto saudade é do RU ;)

Acho que foi! =D ufa.

Se alguém quiser fuçar mais:  JHUCampusDish


beijobeijo

5 comentários:

  1. lágrimas de sangue aqui. question, tem bons camarões? yakisoba? /drama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons camarões até tem, mas bem de vez em quando. Yakisoba vamos ver com essa station japa aí... De coisas do mar, tem salmão com uma certa frequência.

      Excluir
  2. dá nada, to de boas aqui no RU, tem arroz, lentilha, feijão, UMA carne e é open suco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Lucas, tu és o máximo ... open suco no RU !! hahahahahahaha

      Excluir
  3. Japonesa, parece que to vendo que tu vais voltar gorda. Muita variedade de comida, né? Mas aproveita por ai. Comer é tudo de bom. Beijo ai e estamos com saudades :))

    ResponderExcluir